"Para mim, a arte reflete a celebração das coisas simples e gostosas da vida."
Romero Britto
"A leitura precede a leitura das palavras."
Paulo Freire
Leitura de mundo é tudo aquilo que tem significado para o indivíduo. É através da leitura de mundo que vamos aprender a leitura da palavra, pois a leitura da palavra só ganha significado e significância se ela vier intrinsecamente apreendida com a leitura de mundo do educando e socializada com o coletivo da turma, para que vivenciada as diferenças, aconteçam as internacionalizações e acomodações da aprendizagem propriamente dita.
Pensando nesta afirmação de Paulo Freire, desenvolvi este projeto com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, com a qual trabalho, onde frequentam dois alunos com necessidades educacionais especiais. Os trabalhos propostos durante a realização do projeto são os mesmos, no entanto os objetivos propostos é que se diferenciam.
A inclusão é um desafio que exige de nós educadores disposição para aprender a trabalhar nesta perspectiva. No entanto, ao propor um trabalho o educador perceber que o aluno incluído interage com os colegas de turme e realiza com dedicação o trabalho proposto dentro das suas limitações, nos mostra o quanto a inclusão já tornou a vida mais digna a estas pessoas.
Abaixo vou deixar algumas fotografias tiradas durante a realização do projeto.
Conhecer obras de arte e saber apreciá-las é uma leitura de mundo fascinante que guarda sonhos, fantasias e magias. Convido vocês colegas a embarcarem conosco neste sonho...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConheço este trabalho e realmente é sensacional.
ResponderExcluirParabéns a Professora Ana Rita que desenvolve um trabalho fantástico com estas crianças.Que Deus continue te iluminando para, cada vez mais, iluminar o caminho destes pequenos seres em construção.